Por que algumas crianças apresentam alterações na fala?

As causas da dificuldade na produção da fala podem ser devido a alterações neurológicas (quando áreas motoras da fala estão afetadas); alterações estruturais dos órgãos fonoarticulatórios (frênulo da língua, alterações de tônus, etc.) ou ainda, podem não ter nenhuma causa orgânica envolvida, assim chamado de transtorno fonológico.

O Transtorno Fonológico é caracterizado pela produção inadequada de certos sons na fala. Os fonemas são adquiridos pela criança de forma gradativa e, quando ela apresenta um desvio nesse desenvolvimento ocorre a omissão ou a troca de sons que não são mais esperados para sua idade. Esta alteração gera uma ininteligibilidade na fala da criança, o que dificulta a sua compreensão e pode interferir na sua comunicação e interação social.  Além disso, dificuldade na linguagem oral, que pode interferir no aprendizado da escrita.

Se seu filho ou aluno está apresentando dificuldades na fala,  é importante procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada e, se necessário, iniciar uma intervenção terapêutica.

transtornofologico

 

Carolina Laux

Fonoaudióloga – CRF/RS 9910

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s