Quando levar seu filho ao psicólogo

Está enganado quem pensa que terapia é coisa para adulto. Apesar de muitas pessoas ainda considerarem o acompanhamento psicológico algo totalmente supérfluo, as crianças também podem necessitar de ajuda especializada para superar situações. Para muitos pais, esse assunto ainda é cercado de incertezas e ansiedade, pois muitas vezes eles observam que há algo de errado com a criança, mas não conseguem identificar o que se trata. Não raro, a própria criança não consegue expressar tudo o que está sentindo e vivenciando, por isso o olhar atento dos pais para essas mudanças e a busca de ajuda são importantes para o desenvolvimento emocional saudável.

Ficar atendo a mudanças da criança e identificar situações que possam desencadear ansiedade e stress, auxiliam na decisçao pela busca de ajuda especializada. Observe se ocorrerem choros frequentes e mudança de comportamento; dificuldade de aprendizagem e interação social; ansiedade; compulsão alimentar; agitação excessiva e dificuldades de concentração; situações que podem desencadear stress; agressividade; conflitos familiares que podem afetar emocionalmente a criança.

O psicólogo infantil trabalha com objetivo de oferecer um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida em suas angustias e conflitos. O psicólogo busca ajudar a criança a se restabelecer de forma mais saudável e também poderá orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

Juliane Cruz de Araujo

Psicóloga Criança e Adolescente
CRP: 07/22788

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s