Clinica cafe – artigo sobre “Pânico” VENCENDO O PÂNICO COM A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Clinica cafe – artigo sobre “Pânico”
logocafe850px15314524

VENCENDO O PÂNICO COM A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL


A Terapia Cognitiva Comportamental ira ajudar o paciente a entender o ciclo do pânico, sintomas associados, e estratégias de manejo.

 


Primeiro, precisamos entender que o modo da gente pensar determina o que sentimos. Qualquer situação com que nos deparamos, automaticamente nos faz pensar coisas boas ou ruins sobre ela. Numa situação, se eu penso que estou em perigo, sinto medo; se penso que vai acontecer uma coisa ótima, fico alegre. Assim, qualquer sentimento é sempre causado por algum pensamento. 

Durante um ataque de pânico, a frase mais freqüente é: “Eu tenho que sair daqui”. A fuga daquela situação provocadora do pânico parece ser sua única saída. Apenas com o fato de abandonar o local, você já se sente aliviado(a). O seu corpo então retoma, aos poucos, seu nível normal de funcionamento: o batimento cardíaco diminui, a respiração volta ao normal, e você não se sente mais tonto(a) ou tremendo. Você pensa: “Graças a Deus eu saí de lá !”. O terceiro estágio do Ciclo do Pânico é o da fuga e alívio. A fuga do ambiente causador da ansiedade justamente reforça o pânico.
Como as crises acontecem de repente, em situações diversas, e são muito assustadoras, as pessoas tendem a procurar, no início deste processo, ajuda médica, em geral cardiológica, por pensarem que se trata de um problema cardíaco. Aos poucos, com a repetição delas, começam a se sentir inseguras e pouco confiantes em ficar sozinhas ou saírem à rua desacompanhadas. Com isso passam a fazer muitas coisas apenas com a companhia de alguém, na idéia de que se acontecer algo, o acompanhante poderá tomar providências, como levá-las a um médico ou para casa ou outro local sentido como seguro.

 

Pensamentos assustadores durante um Ataque de Pânico

Os Psicólogos em esteio na clinica cafe, estão em constante treinamento para cuidar bem de sua saúde! Psicologia em  esteio e muitas outras especialidades a 18 anos.
logocafe850px15314524
Atendimento pelo telefone 51 – 3033.5181

Atendimento ao cliente:

51 3033.5181 | 8528.1216  clinicacafe@clinicacafe.com.br



Paula Daniele Assmann
Psicóloga Adulto CRP:07/23584
Terapeuta de Casal
Especializanda em Terapia Cognitivo-Comportamental
Formação em Terapia do Esquema

Anúncios

Um comentário em “Clinica cafe – artigo sobre “Pânico” VENCENDO O PÂNICO COM A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s